terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Despedida da Liga Europa e vitória no derby

Despedida da Liga Europa (Marítimo-2 / Club Brugge -1)

Na última quinta-feira, o Marítimo recebeu o Club Brugge na última eliminatória do grupo D da Liga Europa. Estando as duas equipas à partida eliminadas, restava lutar por mais uns pontos e o consequente encaixe financeiro.
No entanto, ambas as equipas apostaram por rodar jogadores. No entanto, a segunda linha do Marítimo respondeu bem e conseguiu fazer um jogo minimamente aceitável.

O primeiro golo foi marcado pelo Gonçalo Abreu aos 18', tendo o Brugge empatado aos 85' através de penalty.
No entanto, a reacção do Marítimo foi imediata e aos 87', após assistência de Briguel o Héldon estabeleceu o resultado final.

Num jogo onde o número de espectadores esteve bastante abaixo do aceitável para uma ilha que não tem o previlégio de assistir a competições europeias todos os ano, o Marítimo conseguiu garantir o 3ºlugar do grupo D, numa prestação que não envergonha ninguém, onde conseguiu arrecadar 2 milhões de euros e conseguiu ser a equipa madeirense que mais pontos (6) conseguiu obter nesta prova, em condições económicas mais difíceis e com um grupo mais difícil do que outros apanharam.



Vitória no derby (Marítimo-2 / nacional-0)

Após a despedida da Liga Europa, Domingo foi dia do derby madeirense onde a equipa da Choupana desceu ao Funchal para jogar contra o Maior das Ilhas. Sendo um jogo num horário "à antiga", o público (aquele que gosta de ver futebol onde ele deve ser visto: no estádio) compareceu em peso, com mais de 90% da lotação do estádio a ser verde-rubra.

Foi então num estádio completamente lotado (menos o sector visitante, onde os cerca de 70 adeptos não conseguiram preencher o espaço que lhes era reservado) que o jogo se iniciou. 
Numa primeira parte bem disputada, o Marítimo começou desde cedo a ter algum ascendente sobre o adversário, que só não foi capitalizado por o guarda-redes adversário ter defendido um remate do Rodrigo António e outro do Danilo Dias que levavam selo de golo. Nesta, o Marítimo ainda se pode queixar de uma falta sobre o João Diogo, sendo a única dúvida se esta foi feita dentro ou fora de área...

Desta forma, foi de uma maneira natural que o Marítimo chega à vantagem por Fidélis aos 47'. Primeira explosão de alegria nos Barreiros! A partir daí, o Pedro Martins ordena à equipa para descer o bloco, apostando em rápidas transições para o ataque.
Se isto deu uma falsa ideia de domínio de jogo pelo adversário, tal ficou comprovado no lance do segundo golo. Rodrigo António ganha a bola a meio-campo e num rápido contra-ataque mete a bola no Sami que aproveita e faz o 2-0 quando estavam passados 68 minutos.

A partir daí, o Marítimo segurou o resultado, tendo até visto um 3ºgolo a ser anulado ao João Diogo, num lance onde muito sinceramente este parece estar em linha.
Assim sendo, 0 2-0 foi o resultado final num jogo onde mais uma vez se confirmou qual o clube que merece ostentar o título de Maior e Melhor das Ilhas, como aliás sempre foi desde 20 de Setembro de 1910!





1 comentário:

  1. Foi pena hoje não ver o Maritmo no sorteio da Liga Europa, mas para o ano há mais. Por agora nada como apostar na betclic por uma boa classificação neste campeonato ;)

    Cumpts

    ResponderEliminar