quinta-feira, 20 de setembro de 2012

102 anos de vida. Parabéns Marítimo!

Dia 20 de Setembro marca o dia da fundação do nosso Club Sport Marítimo
Corria o ano de 1910, e à altura os ideais republicanos pairavam no ar. Reflexo disso são as cores que podemos com orgulho ostentar no nosso equipamento, que são as mesmas da bandeira do nosso país!


Mais de um século de vida tornam esta instituição em algo muito grande. Já passamos por muitas dificuldades, mas sempre soubemos dar a volta por cima, conseguindo trazer muitas glórias até esta pequena ilha a meio do Atlântico, das quais se destacam o feito de campeões de Portugal em 1926, a vitoriosa digressão a África na década de 1950, a subida à primeira divisão em 1976/77 sendo a primeira equipa de fora do espaço continental a conseguir este feito, a primeira qualificação europeia em 1992/93 e a primeira ida à final da taça de Portugal em 1994/95. 
Pelo meio a estóica recusa em negar as suas origens e fundir-se a outros clubes regionais, deixando bem claro o estatuto de maior é único clube da Madeira (único clube, ao invés de clube único)!

Têm-se vivido tempos financeiramente difíceis. No entanto desportivamente as coisas têm corrido bem. Tal não será sempre assim necessariamente, mas nós adeptos e simpatizantes deste centenário clube temos de ter a noção de que acima de tudo está a instituição e apoiá-la incondicionalmente, de modo a honrar todos os que antes de nós deram tudo pela mesma, e para que sejamos recordados pelo nosso carinho e dedicação à mesma! 


Ditou o acaso que no dia do nosso 102º aniversário defrontássemos os ingleses do Newcastle na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa. É como um regresso às origens, pois o nosso clube foi fundado pelos homens que defrontavam as tripulações dos navios ingleses no campo do Almirante Reis. Era também conhecida a valentia e a bravura dos nossos jogadores que muitas vezes com menores argumentos levavam essas tripulações de vencidas.
E é isso mesmo que se pede hoje, que com muita humildade levemos esta equipa do norte de Inglaterra vencida, honrando os que nesses tempos davam tudo o que tinham e começando esta bela caminhada, esta fantástica aventura que dá pelo nome de CLUB SPORT MARÍTIMO!

Vamos rapazes, cantai com ritmo
Cantai com alma,
Saudai o MARÍTIMO!

0 comentários:

Enviar um comentário