domingo, 16 de junho de 2013

Rescaldo da Época 2012/2013, mercado de transferências e antevisão da próxima época

A época 2012/2013 pode ser considerada uma desilusão, ao nível do campeonato, sobretudo pela posição final (10º lugar) e pelo número de pontos alcançados (38, menos 12 em relação à época anterior). Esta classificação explica-se um pouco pela brilhante trajectória na fase de grupos da Liga Europa, onde o Maior das Ilhas se bateu de acordo com os seus pergaminhos, não tendo passado à fase seguinte por meros detalhes. Esta presença condicionou de forma decisiva a época na Liga Zon Sagres, nomeadamente devido ao cansaço que as viagens e os jogos a meio da semana provocam num plantel curto, como foi o nosso caso. Outro dos factores que poderá explicar a época realizada foi o facto de termos realizado jogos menos conseguidos do que o habitual, no nosso Caldeirão. De salientar, ainda, o facto de alguns jogadores não terem atingidos os níveis exibicionais da época passada.
Em relação ao apoio nos jogos fora de casa, mais uma vez ficou bem evidente que está cada vez mais forte, de ano para ano. De destacar o jogo de Setúbal, provavelmente o jogo fora com maior afluência de adeptos verde-rubros nesta temporada, tendo sido alvo de destaque na imprensa regional, destacando-se igualmente a presença de adeptos coreanos, que seguiram atentamente Suk. Esta época também se destacou pela boa presença de adeptos maritimistas nos jogos da fase de grupos da Liga Europa, nomeadamente em Bordéus (esta com relato por parte deste blog), Newcastle e Brugge.
No que diz respeito a entradas e saídas, mais uma vez teremos grandes movimentações, sobretudo no que toca à porta de saída. Assim, Salin, João Guilherme, Rodrigo António, Olberdam, Rafael Miranda, Roberge e Adilson são as saídas confirmadas, prevendo-se que haja mais alguma saída (Sami, Rúben Ferreira, Suk e Héldon estão, aparentemente, na linha da frente, em relação à saída do clube), no sentido de tentar equilibrar as contas.
No que toca à próxima época, dadas as dificuldades financeiras que o clube atravessa, é sabido que o orçamento vai baixar ainda mais, pelo que as contratações serão apenas a custo zero. Já foi lançado um nome pela imprensa desportiva, como é habitual nesta altura do ano: Tikito, defesa central francês, em final de contrato com a Naval, clube que também atravessa graves problemas financeiros e que não competirá na Segunda Liga, na época que se avizinha. A equipa B possui alguns bons valores que podiam fazer a subida definitiva para a equipa, como Bauer (através do acordo já alcançado com o dono do passe, o Estugarda), Marakis, Nuno Rocha e Kukula, só para citar alguns dos bons valores da equipa secundária maritimista. Além destes, destaca-se o regresso do guarda-redes Marafona, jogador que se tem destacado nos últimos anos como um dos melhores da sua posição, na Segunda Liga. Por outro lado, estão asseguradas as contratações do médio madeirense Ricardo Fernandes (que veio do União da Madeira, a custo zero) e de três jogadores jovens do Tourizense (Pana, Alemão e Daniel Gonçalves). Foi ainda noticado o possível empréstimo de Vinícius, jogador do Sporting de Braga, que na última época alinhou pelo Moreirense.

A próxima época afigura-se novamente difícil, mas o Marítimo já nos habituou a possuir boas equipas e à luta pelas posições cimeiras da Liga. Desta forma, espera-se que mesmo quando os jogos não corram bem, seja visível o empenho de todos os elementos, de forma a que seja possível cumprir os objectivos. Em relação aos jogos fora, a equipa pode contar com o apoio já habitual e crescente, de época para época!

0 comentários:

Enviar um comentário