domingo, 28 de abril de 2013

Marítimo - Benfica: os dilemas do bi-clubismo

- De que clube és?
   - Do Marítimo.
- Então e o outro?

São poucos os que não indicam um clube para esta segunda pergunta. O bi-clubismo é um fenómeno intrínseco ao futebol português, suportado em grande medida pela comunicação social, e que lhe retira muito do brilho, magia e competitividade que existem noutros campeonatos.

Em Portugal, o ser de dois clubes que disputam uma mesma competição é considerado "normal", bem como existe quem acha que também é "normal" apoiar um clube o ano inteiro e quando o seu outro clube vem jogar contra este, virar a casaca num comportamento camaleónico.
Existem também os que numa muito mal disfarçada tentativa de imparcialidade afirmam que "preferem nem ver o jogo", "estão pelos dois", "querem é um empate", entre outras. O que é certo é que por muito que a língua minta, o coração tende sempre para um dos lados...


Amanhã, o nosso jogo contra o Benfica é um daqueles casos de estudo, uma daquelas situações em que um bi-clubista se vê obrigado a escolher e a revelar a sua verdadeira faceta.

Por um lado, temos um Marítimo que após a derrota no derby, se perder mais pontos vê o comboio europeu a afastar-se muito rapidamente, podendo comprometer a sua 9ªqualificação europeia.
Do outro lado o Benfica lançado para o título, com 4 pontos de avanço sobre o Porto, 2ºclassificado. Ora, o que acontece é que perdendo pontos na Madeira o Benfica tem de se deslocar ao Estádio do Dragão na penúltima jornada considerando a hipótese de que, se perder esse jogo, o Porto passa para a frente e em princípio ganha o campeonato.

Este já é apelidado de "jogo do título" pelos adeptos do Benfica e comunicação social. No entanto, para o Marítimo este também é um jogo fulcral, onde qualquer perda de pontos poderá significar um adeus às competições europeias do próximo ano.
Uma coisa é certa, a margem de erro do Marítimo é muito menor enquanto o Benfica depende apenas de si próprio mesmo em caso de derrota.

Portanto, amanhã é o dia em que aqueles que apoiam dois clubes tenham de escolher entre o seu estarola (que neste caso é o Benfica, mas o Sporting também beneficia com a derrota do Marítimo), que depende de si próprio mas que fica com via aberta para o título se ganhar ao Marítimo ou então se apoiam o clube da sua terra, aquele que lhes é mais próximo e que mais os representa e ao lugar onde nasceram. 
Amanhã os politicamente correctos caem por terra. Amanhã será o dia em que apenas os verdadeiros maritimistas, os que estão com o Marítimo para tudo estarão com o nosso clube.

A tarefa não será nada fácil. Nem dentro de campo, pois o Benfica é uma equipa bastante poderosa nem fora dele pois os madeirenses adeptos este clube, com a ânsia de serem campeões vão retirar os cachecóis e as camisolas do fundo do armário de onde só saem 2 vezes por ano. 
Os preços dos bilhetes (11,50 euros para as laterais e 30 para a central), demasiado baixos para o jogo que é, são um autêntico convite à comparência dos adeptos da equipa visitante e mais uma ajuda para criar um ambiente hostil ao Marítimo.

Assim, pede-se aos que estejam dispostos a apoiar o nosso Marítimo que compareçam em peso e empurrem a nossa equipa para esta importante vitória, contra tudo e contra todos. 
Os Barreiros são nossos, não nenhuma casa do Benfica, e em casa mandamos nós! Por cima de provincianos, adeptos de tv e de camaleões!

Aos outros, especialmente aos que estiverem a ponderar virar a casaca, tenham respeito pela instituição centenária que tanto lutou para que a Madeira pudesse estar representada na principal divisão do futebol português. O Club Sport Marítimo!

MARÍTIMO SEMPRE! 365 dias por ano!

3 comentários:

  1. O aeroporto hoje é os barreiros amanha... Infelizmente é assim que os madeirenses de hoje pensam...

    ResponderEliminar
  2. ACORDA POVO MADEIRENSE! POVO TRAIDOR!

    ResponderEliminar
  3. Tanto orgulho na sua terra e depois isto? Que bando de traidores!

    ResponderEliminar