quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Liga ZonSagres 2012/2013: Académica-2 / Marítimo-3

Chegada a 20ª jornada o Marítimo deslocou-se a Coimbra para defrontar a Académica. Numa fria segunda-feira o Marítimo continuou com a tradição que vem desde a época de 2009/2010 ( 2-4 na época de 09/10, 1-5 em 10/11 e 0-1 em 11/12).

Apostando num onze com uma frente de ataque móvel, com Sami, Héldon e Danilo Dias, a aposta do Pedro Martins foi recompensada quando aos 6' o marcador é inaugurado pelo Danilo Dias (com a ressalva de este ter sido o golo 1200 do Marítimo na Primeira Liga e de ter aumentado o record do clube para 12 jogos consecutivos a marcar). Ainda na primeira parte, e após uma intersecção falhada em zona proibida pelo defesa da Académica, o Artur não enjeita e faz o 2-0. Estavam passados 25' de jogo.
Ainda antes do intervalo, aos 45+2' o antigo jogador do Marítimo Edinho, que havia entrado aos 16' reduz num cabeceamento fulminante.

Sofrer um golo imediatamente antes do intervalo nunca é bom, e nem o Pedro Martins nem os jogadores esconderam o desagrado por tal à entrada dos balneários. No entanto também não foi preciso muito para a vantagem voltar a ser dilatada, pelo Sami aos 48', num lance bastante parecido com o do primeiro golo.

Com esta vantagem, a equipa do Marítimo nunca se deixou realmente incomodar e conseguiu controlar as operações durante toda a segunda parte, podendo inclusive ter chegado a uma vantagem maior não fossem duas grandes defesas do guarda-redes da Académica, Ricardo. 

Ao cair do pano (90+4') e quando já estava toda a gente a contar com o apito final, a Académica fixa o resultado final com um indefensável remate do Wilson Eduardo, que pode muito bem ser considerado como o momento do jogo.

Com esta vitória o Marítimo consegue aproximar-se do Rio Ave, e consequentemente dos lugares europeus, estando a 1 ponto da equipa de Vila do Conde. 
Se o início de época foi complicado, especialmente devido ao facto de se ter de conciliar Liga Europa e Campeonato, a equipa parece dar todos os sinais de estar a retomar os níveis da época passada (Sami e Danilo parecem estar de volta aos bons velhos tempos). 

Sendo este um bom sinal para os maritimistas, convém não embandeirar em arco, pois ainda faltam 10 jogos para o final do campeonato (e ainda há pouco tempo o rendimento da equipa estava a ser completamente diferente), e só mantendo uma grande regularidade poderemos almejar uma nova qualificação para a Liga Europa.

Relativamente a adeptos identificados com os verde rubros, estiveram cerca de 30 distribuídos entre a bancada central e um dos topos do estádio. 

Fica então aqui o link para o vídeo dos golos, bem como algumas fotos tiradas no Cidade de Coimbra.

Autocarro que transportou o Marítimo

O marcador funcionou logo no início do jogo

Imagens tiradas no decorrer do jogo





 Banco de suplentes do Marítimo ao intervalo

2 comentários:

  1. Temos um calendário complicado até final e estamos também dependentes dos nossos adversários.
    Julgo que em 10 jogos teremos que vencer pelo menos 5 se quisermos sonhar com um quinto lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. E o empate de hoje foi a prova cabal que esta será uma discussão que será bem acesa até ao último momento!

      Eliminar