domingo, 29 de julho de 2012

Taça UEFA 2008/2009 - Valência-2 / MARÍTIMO-1



Numa semana em que vamos iniciar mais uma aventura europeia, desta vez na Grécia frente ao Asteras Tripolis, vamos falar de uma deslocação feita para assistir a um jogo europeu, mais concretamente contra o Valência, em Espanha.
Aproveita-se a oportunidade para publicitar aos interessados que o Marítimo está a disponibilizar lugares no avião que vai levar a equipa até à Grécia. Ao que tenham possibilidade de ir, podem crer que a experiência vale a pena, tentando este post transmitir isso mesmo.
Mais informação pode ser consultada no site oficial: 

Pois bem, na primeira ronda da Taça UEFA 2008/2009 o sorteio ditou que Marítimo e Valência se defrontariam para decidir a passagem à fase seguinte. Após uma derrota por 0-1 nos Barreiros (golo de Morientes) o Marítimo ia ao Mestalla com uma missão praticamente impossível, dada a desvantagem e o grande diferencial teórico entre os dois oponentes.
Mesmo assim, cerca de uma dúzia de adeptos (todos estudantes, espalhados pelo país) resolveram ir apoiar a equipa ao país vizinho, resultando essa numa das deslocações mais memoráveis no que apoiar o Marítimo diz respeito. Mas daqui em diante as fotos falarão por si:


A partida foi desde o aeroporto Francisco Sá Carneiro na véspera do jogo. Com o atraso no voo da Ryanair (cerca de 3/4 horas), a tardia chegada a Valência impediu que tivéssemos conseguido assistir ao treino de ambientação no Mestalla.





No entanto, o contra-relógio entre o aeroporto e o Mestalla não foi um completo desperdício, pois ainda deu para tirar umas fotos com a equipa, que saía do treino para ir para o hotel. (na altura foi o Marcos, que os chamou de dentro do autocarro para virem tirar a foto)



Aqui com o capitão Bruno, que perguntou: "Mas o que que vocês fazem aqui? Vocês são é malucos..."



Como não poderia deixar de ser, o dia seguinte foi aproveitado para conhecer a cidade de Valência que tem um património histórico e arquitectónico muito interessante, como revelam as fotos seguintes.













Nisto, os turistas do Marítimo decidiram entrar na fonte. O motivo? Óbvio, porque isso iria ajudar à vitória no jogo que se iria realizar à noite!



Ao final da tarde ainda houve tempo para ir revelar uma foto (a que tiramos com o plantel e que se encontra acima) e no verso escrever alguns incentivos. No estádio foi entregue ao João Luís (treinador adjunto do Lori Sandri) que a colocou no balneário.



Antes do jogo houve ainda tempo para ir beber uma "caña" ao bar do Manolo del Bombo, conhecido adepto espanhol que está sempre presente nos jogos da sua selecção, lá está, com o seu bombo.




À porta do Mestalla, prontos para entrar!



Vamos ao que interessa. Dentro do Mestalla era este o ambiente!





Entrada das equipas. Aí vem o Marítimooo!!!







É verdade, lá estávamos nós a apoiar o Marítimo na Europa, no outro lado da península ibérica. O jogo estava prestes a começar, o quase impossível ficava para trás. Todos queriam e todos só podiam acreditar no Marítimo!




Eis que ao minuto 40, gelo no Mestalla. Gelo e alegria nos poucos que estavam do lado dos portugueses. O Marítimo, que tinha vindo a ser superior na primeira parte numa rápida jogada de ataque põe-se a vencer em pleno Mestalla, empatando a eliminatória. 
Conta quem estava perto do banco do Valência, que o seu treinador, que até à altura vinha sorrindo numa atitude de desprezo visse o Marítimo com outros olhos a partir desta altura.


Na bancada maritimista o ambiente era este que a foto descreve (ou seja, a loucura era tanta que era indiscritível apenas numa foto). Posso certamente afirmar que para os que estiveram lá, este será um dos momentos mais altos que puderam presenciar no que "a Marítimo" diz respeito. 



Ao intervalo, o sonho ficava mais real. A ganhar em casa do Valência e a dominar completamente o jogo, apenas mais um golo bastaria para que passássemos a eliminatória.



No entanto na segunda parte, o Valência conseguiu equilibrar o jogo e empatá-lo. Fruto de um penalty muito duvidoso sobre o David Villa ao cair do pano, o Valência conseguiu vencer este jogo (embora muito injustamente).
À saída do jogo ficou o orgulho pela bela primeira parte realizada, pela banalização da equipa que era o Valência mas também a tristeza por não termos conseguido uma surpresa e algum sentimento de injustiça face aquele penalty (se bem que não nos permitisse passar, o 1-1 representaria mais alguns euros para os cofres do clube, o que também é sempre importante).



Neste jogo as equipas alinharam com:
Valência (Treinador: Unai Emery)- Guaita, Hedwiges Maduro, Raúl Albiol (David Albelda 26'), Carlos Marchena, Asier del Horno, Iván Helguera (David Villa 59'), Miguel Ángel Angulo, Vicente (Juan Mata 69'), Manuel Fernandes, Pablo Hernández e Hugo Viana 
Marítimo (Treinador: Lori Sandri)- Marcos, Fernando Cardozo, Miguelito, Luís Olim, João Guilherme Paulo Jorge, Bruno, Olberdam, Manú (Bruno Fogaça 84'), Marcinho (Gonçalo Abreu 67'), Djalma (Pedro Moutinho 79')
Golos: Marcinho (40'), Asier del Horno (80'), David Villa (90' gp)


No dia seguinte, deu-se o regresso ao Porto. Encontramos a equipa no aeroporto, mostrando o agrado pela exibição conseguida e o sentimento de injustiça face à derrota.

Aeroporto de Valência

 A sobrevoar a Península Ibérica de regresso a casa


Posto isto tudo, e mesmo com a derrota e eliminação, o balanço é claramente positivo. Positivo pela experiência em apoiar o nosso clube noutro país, por gritar pelo mesmo noutro país e por todo o convívio que se cria entre os que foram.

 Chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro


Nota final para as campanhas publicitárias super-agressivas da Ryanair. Os preços podem ser de outro mundo (que o são de facto); mas as mais de 3 horas de atraso em ambos os voos não são certamente um bom cartão de visita.


Terminando este longo post, e para os que aqui chegarem, esperamos que esta 8ªparticipação na agora denominada Liga Europa proporcione mais momentos como este. O facto de haverem adeptos maritimistas a se deslocarem por essa Europa fora só pode ser um facto resultante do nosso sucesso. E é isso que todos queremos! MARÍTIMOOOOO!



5 comentários:

  1. Marítimoooo 100% NO MORE TUTTI-FRUTTIS

    ResponderEliminar
  2. Os meus parabéns, foi injusta a Madeira como fomos eliminados!

    MARÍTIMO SEMPRE, O NOSSO GRANDE!

    ResponderEliminar
  3. Grande publicação!

    MARÍÍÍÍÍÍÍÍTIMO!

    ResponderEliminar
  4. FOMOS ROUBADISSIMOS nesse jogo!! O Maritimo merecia outra resultado...Abaixo as mafias do Platini!!

    MARITIMOOO!!!

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me desse jogo, estava a torcer pela vitória do Marítimo que era mais do que justa.

    Saudações vitorianas

    ResponderEliminar