sábado, 14 de dezembro de 2013

Liga ZonSagres 2013/2014: Académica-1 / Marítimo-1


Última deslocação do ano civil de 2013. O Marítimo deslocou-se a Coimbra num início de noite de sexta-feira e, num jogo com muito pouco público trouxe um ponto da cidade dos estudantes.

Mais uma vez importa reflectir sobre os horários dos jogos de futebol, que acima de tudo são marcados para servir os interesses das televisões e não dos adeptos e do espectáculo em si. Prova disso são os 2224 adeptos presentes, que ocuparam apenas 7,4% da capacidade do Estádio Cidade de Coimbra. Depois do Euro 2004, passamos a ter alguns bons estádios para... Ficarem às moscas!

No jogo em que rolou pela primeira vez no nosso campeonato a Brazuca (a bola do mundial 2014), no 11 do Marítimo, mudança na baliza com Leoni a tomar o lugar de Wellington que apesar da vitória e empate contra Arouca e o nacional, nunca deu mostras de total segurança na baliza.

Primeiros minutos de jogo morno, sendo as primeiras oportunidades para o Marítimo primeiro numa recuperação de bola pelo Sami ainda no meio campo da Académica aos 16', tendo ainda o perigo rondado a área da Académica aos 20' numa desatenção de Ricardo. Uma nova desatenção do mesmo aos 28' faz com que a bola seja mal aliviada, batedo em Héldon, tendo o Artur aproveitado para colocá-la dentro da baliza, tendo no entanto o lance sido anulado por suposto braço do cabo-verdiano, num lance que no estádio deixou muitas dúvidas.
No entanto, muitas vezes não é quem está por cima que marca, logo aos 41' num canto batido à maneira curta, Makelele acaba por abrir o marcador para os da casa, resultado com o qual se foi para o intervalo.

A segunda parte mais do mesmo, ou seja, o Marítimo a dominar o jogo e a tentar chegar ao golo. Foi nessa óptica que a saída de Alex Soares (amarelado) pelo Theo Weeks aos 63' foi uma mudança natural, de modo a dar maior pendor ofensivo ao meio-campo verde-rubro. E diga-se de passagem que a partir deste momento o Marítimo passou a conseguir trocar a bola com muito mais qualidade, a fazer lembrar o "nosso" tiki-taka de há 2 épocas atrás.
No decorrer do minuto 72', o golo da igualdade. Assistência de Sami, para Derley à ponta de lança meter a bola no poste mais distante, longe do alcance de Ricardo!

Mesmo assim quem continuou a mandar no jogo foi o Marítimo, sendo no entanto as duas últimas oportunidades do jogo para a Académica através de dois cabeceamentos, um deles negado por uma grande defesa de Leoni aos 85' e o outro já nos descontos a passar ligeiramente por cima.

Com este empate o Marítimo fica com 15 pontos desperdiçando a oportunidade de subir uns lugares na tabela classificativa. Resta acabar o ano a ganhar ao Braga, para ver se conseguimos acabar 2013 numa posição um pouco melhor.

No final do jogo, à saída para os autocarros pode-se ver alguns jogadores, entre eles Sami, Márcio Rozário e Fidelis em conversa demorada com alguns elementos que por lá estavam à sua espera. O aproximar do mercado de Inverno e do final de contrato de alguns destes jogadores assim ditam estas abordagens, no entanto, será de esperar e de exigir que o rendimento destes e de todos os outros jogadores não se altere na 2ª metade da temporada, enquanto ainda estiverem vinculados ao Marítimo.
Nota também para o guarda-redes Leoni que teve de ir até ao hospital fazer alguns exames devido a um choque aos 55' de jogo.




Fotos do decorrer do jogo



Coreografia da claque Mancha Negra: "Somos espectadores, não telespectadores", em crítica aos horários dos jogos

0 comentários:

Enviar um comentário