segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Equipa mais indisciplinada da Europa???



O Marítimo tem assumido nesta época 2015/2016 o rótulo de equipa mais indisciplinada da Liga Portuguesa. Mas será que os jogos do Marítimo são autênticas batalhas campais, em que quem nos defronta sai, no mínimo, gravemente ferido?? Não nos parece que assim seja, mas vamos a factos.

O 1º facto é que o Marítimo já viu, até ao momento, 82 cartões amarelos, 10 vermelhos por acumulação de amarelos e 7 vermelhos directos, num total de 17 cartões vermelhos. Sim, 17 cartões vermelhos, em 23 jogos! Basta ver algum dos nossos jogos pela televisão para perceber que até os comentadores já sabem que pode haver “batalha campal” nos nossos jogos, rotulando imediatamente a equipa no início dos mesmos. Em termos de cartões vermelhos, a 2ª equipa mais admoestada é o Vitória de Setúbal, com um total de 8 cartões vermelhos, seguido do Vitória de Guimarães e do Sporting de Braga, com 5 vermelhos, entre duplos amarelos e vermelhos directos.

O 2º facto é que a equipa que vem em segundo lugar no ranking de mais cartões (amarelos e vermelhos) é o Arouca, com o mesmo número de cartões amarelos, 82, e 4 vermelhos por acumulação de amarelos e 1 vermelho directo (total de 5 vermelhos) e o terceiro lugar é ocupado pelo Paços de Ferreira, com 78 cartões amarelos, 1 vermelho por duplo amarelo e 2 vermelhos directos (total de 3 vermelhos).

Analisando os vermelhos já mostrados à equipa verde-rubra, percebe-se que muitos deles resultaram de excesso de zelo, de alguns penaltis inexistentes (os dois da tripla penalização) e 2 deles por duplo amarelo no espaço de um minuto. Será que algum árbitro teria coragem de expulsar desta forma um jogador das 3 equipas ditas “grandes” desta forma? Será que teria coragem de expulsar um jogador que ia ser substituído? Assim de cabeça, só vem à memória a expulsão de Rui Costa, na Alemanha, num jogo pela Selecção Nacional, que muita tinta fez correr na imprensa desportiva portuguesa (https://www.youtube.com/watch?v=RUrL9K9sBvE). Os vermelhos vistos até ao momento:
3ª Jornada (Belenenses-Marítimo): Tiago Rodrigues aos 94, por acumulação, numa falta junto à área do Belenenses. Algum excesso de zelo…
5ª Jornada (Braga-Marítimo): João Diogo, aos 66 minutos (vermelho directo), por cometer penalty e Raúl Silva aos 68 min viu segundo amarelo por alegadamente dominar a bola com o braço, tendo a mesma tocado claramente na barriga.
6ª Jornada (Marítimo-Tondela): Diallo, aos 55 min, o primeiro, e 56 min, o segundo. Primeira expulsão da época por duplo amarelo no espaço de 1 minuto.
7ª Jornada (Académica-Marítimo): Dirceu comete duas faltas no jogo, aos 12 e aos 19 min e é expulso. Amarelo fácil para as nossas cores.
8ª Jornada (Marítimo-Paços de Ferreira): Tiago Rodrigues expulso com vermelho directo aos 93 min, por cometer penalty, quando o jogador do Paços de Ferreira se colocava em excelente posição para marcar.
9ª Jornada (Boavista-Marítimo): Edgar Costa aos 72 min e aos 84 min, no momento da sua substituição. Uma raridade…
11ª Jornada (Nacional-Marítimo): Raúl Silva expulso aos 46 min por duplo amarelo (primeiro amarelo aos 30 min) e Edgar Costa, aos 89 min, por entrada dura.
13ª Jornada (Vitória de Guimarães-Marítimo): Salin expulso por penalty inexistente. Primeira tripla penalização da época ao Marítimo.
15ª Jornada (Marítimo-Estoril): Rúben expulso aos 93 min por falta a meio campo, no final da partida. Algum excesso de zelo do árbitro da partida.
18ª Jornada (Marítimo-União): Raúl Silva expulso por duplo amarelo (17 min e 24 min), Dirceu expulso aos 93 min por entrada de pé em riste e Rúben expulso aos 93 min por palavras, com vermelho directo.
22ª Jornada (Marítimo-Braga): Maurício expulso por um corte limpo, aos 15 minutos. Segunda tripla penalização da época e jogo decidido a favor da equipa do Minho, muito cedo na partida.
23ª Jornada (Tondela-Marítimo): Edgar Costa vê cartão amarelo aos 59 minutos, alegadamente por palavras e o segundo um minuto depois, aos 60 min, por uma falta banal. Critério mais que rigoroso do árbitro. As imagens valem mais do que mil palavras (http://www.vsports.pt/vod/29540/m/191731/vsports/f9eaa37ebcb12d24528b1b41de86dd31).  

"O Marítimo foi altamente prejudicado por esta equipa de arbitragem", segundo a Antena 1, acerca do jogo contra o Tondela. Parece que não foi a primeira vez que tal aconteceu esta época. Como disse o Salin no final da partida com o Braga, da Jornada 22, os jogadores do Marítimo não entram em campo para jogar à bola com os amigos. Os jogadores têm objectivos e lutam pelos mesmos. Há quem se queixe todos os dias com muito menos razão, tendo a Comunicação Social do seu lado, a dar tempo de antena, quando acontecem aberrações como estas, no mesmo campeonato. Ainda bem que toda a gente acha normal ver tanto cartão e que ninguém ache, no mínimo, muito estranho.

É certo que alguns dos cartões vermelhos foram bem mostrados e também é certo que os jogadores do Marítimo têm de ter mais cabeça fria, quando abordam os árbitros. Mas os árbitros também têm de entender que os jogadores são seres humanos e sentem quando estão a ser claramente prejudicados e de forma sistemática. Não foi um, nem foram dois jogos. São demasiados jogos a ser penalizados. Esta equipa só tem 25 pontos em 23 jornadas porque teve de lutar sempre nos limites, como ficou bem demonstrado nas duas últimas jornadas.

Fazendo uma comparação com as principais ligas europeias (Premier League Inglesa, Liga Espanhola, Série A, Bundesliga e Liga Francesa), chegamos à conclusão que nenhuma equipa vê tantos cartões na Europa, como a equipa do Marítimo.
Na Liga Inglesa, a equipa com mais cartões (amarelos e vermelhos) é o Aston Villa, com 51 cartões amarelos e 1 vermelho directo e a equipa com mais vermelhos é o West Ham com 4 cartolinas vermelhas, nas 26 jornadas já disputadas.

Na Liga Espanhola, o Rayo Vallecano viu até ao momento 76 cartões amarelos, 4 vermelhos por acumulação e 3 vermelhos directos (total de 7 vermelhos). A equipa mais admoestada com cartões é o Levante, com 89 cartões amarelos, 2 vermelhos por acumulação de amarelos e 2 vermelhos directos (total de 4 vermelhos), em 25 jornadas.

Na Série A Italiana, a Atalanta é a equipa com mais cartões amarelos, 80, 8 duplos amarelos e 4 vermelhos directos (total de 12 vermelhos), em 26 jornadas.

Na Bundesliga, a equipa com mais cartões é o Eintracht Frankfurt, com 63 cartões amarelos e 3 vermelhos por acumulação de amarelos. A equipa com mais mais vermelhos é o Estugarda, com 4 vermelhos por acumulação e 1 directo (total de 5 vermelhos), em 22 jornadas.

Na Liga Francesa, a equipa com mais cartões é o Ajaccio, com 72 cartões amarelos, 3 vermelhos por acumulação e 2 vermelhos directos (total de 5 cartolinas vermelhas). A equipa com mais vermelhos é o Toulouse, com 10 expulsões, 6 por acumulação de amarelos e 4 por vermelho directo (total de 10 cartões vermelhos).

* Estatísticas retiradas do site zerozero.pt e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (ligaportugal.pt) 

A equipa que mais se aproxima da média do Marítimo é a Atalanta, com 12 vermelhos, em 26 jornadas. Ainda assim, muito longe da autêntica “batalha campal” que acontece sempre que o Marítimo entra em campo. Chegou o momento de dizer basta a este tipo de arbitragens e ao respectivo excesso de zelo, e nada melhor que uma grande resposta de quem nunca abandonou a equipa esta época, o 12º jogador. O Marítimo precisa, mais do que nunca, do apoio de todos contra a Académica. Só assim conseguiremos terminar este campeonato de forma tranquila. Está a ser criada uma iniciativa no sentido de levar cartolinas vermelhas para o jogo frente à Académica, no sentido de lutar contra as arbitragens que nos têm assolado constantemente esta época.

0 comentários:

Enviar um comentário